CACAU, o maior antidepressivo natural do planeta

 

Um pouco da história do Cacau e

como eu cheguei a esta medicina do coração

 

O cacau 100% é uma medicina ancestral muito amorosa com milênios de história desconhecidos pela sociedade contemporânea. Usado pelos maias, astecas, toltecas, incas para ampliar estados de alegria e celebração, o cacau era utilizado por reis e rainhas das tribos. Esses foram os primeiros povos que se tem notícia de fermentarem as sementes de cacau para fazerem a bebida sagrada. Cacau há milênios era moeda de troca valendo como dinheiro tamanho era o seu valor nos primórdios. As toneladas de amêndoas de cacau eram consideradas riqueza.

O primeiro cientista que teve acesso ao perfil nutricional incrível do cacau o batizou como ALIMENTO DOS DEUSES. Maior antioxidante e antidepressivo natural do planeta, o cacau ainda é pouco conhecido na sociedade moderna como medicinal. Eu acredito que isso aconteça pois não é interessante ter um povo mais alegre, cheio de energia e feliz consigo mesmo.

O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Ele é rico em flavonóides, antioxidantes, minerais, vitaminas, enzimas, magnésio, triptofano e teobromina. O perfil nutricional do cacau é surpreendente e altamente nutritivo.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadradinhos da barra.

É importante lembrar que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz também benefícios à saúde, pois o chocolate ao leite e o chocolate branco contêm pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura. Na culinária, cacau pode ser adicionado em bolos, massas, biscoitos ou em salada de frutas.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Composição nutricional
Energia: 365,1 kcal
Proteína 21 g Cálcio 92 mg
Carboidrato 18 g Ferro 2,7 mg
Gordura 23,24 g Sódio 59 mg
Fibras 33 g Fósforo 455 mg
Vitamina B1 75 mcg Vitamina B2 1100 mcg
Magnésio 395 mg Potássio 900 mg
Teobromina 2057 mg Selênio 14,3 mcg
Zinco 6,8 mg Colina 12 mg

 

Apesar de o cacau conter antioxidantes e minerais que representam inúmeros benefícios para a saúde, estes benefícios são ‘cancelados’ pelos açúcares, gorduras e adoçantes artificiais presentes na maior parte dos chocolates.

Entre os seus benefícios, o cacau ajuda a baixar a tensão arterial, proteje o sistema nervoso e diminui o risco de ataque cardíaco. O cacau melhora o humor, a depressão e combate a ansiedade por aumentar a produção de serotonina, endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bem-estar. Com a eliminação dos açúcares e gorduras seria possível aproveitar todos os benefícios do cacau.

 

Vídeo sobre os benefícios do Cacau.

 

 

Eu trabalho com o cacau há cinco anos e aprendi muito sobre como integrar minhas sombras a partir do meu coração. O cacau é um grande expansor do Chakra do coração, sua atuação está muito no cardíaco e no cérebro, onde ativa a serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina. Além de ter um perfil nutricional surreal, o Cacau é cheio de vitaminas, enzimas, sais minerais e triptofano (uma benção que traz saciedade e bem estar). O Cacau é comprovadamente um expansor da capacidade cognitiva e da sensibilidade sendo incrível para ampliar os sentidos na meditação, dança, canto e movimentos orgânicos.

 

 

 

Pra mim ele chegou num chamado da alma bem do nada, através de uma amiga que me convidou para fazer uma vivência de cacau com ela, ela participou em várias vivências do cacau em estúdios de yoga em Miami antes de vir para Brasília. Eu que sempre amei dançar, sou professora de yoga, já trabalhava com grupos guiando processos de transformação e era muito familiarizada com as medicinas da floresta (comungo Ayahuasca há 18 anos) topei sem pestanajar.

 

 

Eu nunca tinha ouvido falar do cacau, já era muito buscadora, chocólotra desde sempre e senti que era uma oportunidade única de mergulhar naquilo que sempre me chamou no coração. Mas é claro que passava pela minha cabeça: "oh meu Deus quem sou eu pra fazer isso?"  Mas veio uma uma voz interna, você ama cacau de pequenina, você já conhece. Quando tomei a bebida a primeira vez foi amor à primeira vista com direito a muita alegria, extâse, contentamento de ser quem eu era, uma sensação de expansão deliciosa nunca vivida antes. E de cara recebi a benção do Cacau de continuar. A amiga não quis seguir. O Cacau tem um espírito muito feminino e que se comunica de forma clara quando estamos abertas a receber. Planta espiritual, extremamente generosa e que sente vontade de chegar a corações aflitos por sentir amor e sair da normose.

 

Há cinco anos quando comecei enfrentei preconceito de amigos, família para seguir na missão do cacau. Ninguém conhecia e falavam: "O que você está inventando?" Doía no coração mas segui porque era missão mesmo. Nunca parei, foram mais de 50 cerimônias em 5 anos em várias cidades do Brasil e da Argentina. Tive convite para ir aos Estados Unidos também mas o visto foi negado. Calculo que mais de 500 pessoas já tiveram nas minhas cerimônias. O instagram é @cacau.dance.

 

 

Confira aqui o vídeo sobre o Cacau Dance

 

 

Próximo Cacau Dance Online dia 4 de julho

Clique aqui para adquirir o seu ingresso

Peregrinação

Nesses 5 anos estive no Peru, México, Colômbia para peregrinar em busca da cultura do Cacau. Queria entender, conhecer, explorar. Pouco encontrei em termos práticos, realmente parece que o cacau atua em outro nível, chega o que tem chegar por caminhos que você jamais imaginaria. E cada cerimônia que participei, conduzindo ou não, tudo acontece de uma forma própria, mas todas com muito respeito ao coração e aos ancestrais. Essa é uma medicina das avós (abuelas), da pureza, do alegria genuína, quase que infantil.

No Peru, você acha Cacau 100% em barra em qualquer feira de vilarejos no Vale Sagrado. Lá participei de uma cerimônia só de cantos. Achava que iria encontrar muitas cerimônias e não foi assim. Até no Peru é raríssimo. Aproveitei para me banhar de natureza, fiz roteiros totalmente não turísticos e mergulhando profundamente em Pachamama, desde então consigo me conectar num piscar de olhos. Agora ela vive dentro. Recomendo a todos os buscadores irem ao menos uma vez ao Vale Sagrado, é uma experiência indescritível. Pra mim esse lugar respira a energia cacaueira em essência.

Em 2018 em Brasília, do "nada" recebi um convite para participar de uma Cerimônia de Cacau só de Mulheres, a "Casa-te contigo mesma" e fui nomeada como a guardiã do Cacau pela representante da Universidade dos Saberes Ancestrais da Colômbia que facilitava a cerimônia. Foi uma das coisas mais sublimes porque eu sempre desejava receber uma iniciação formal.

O lugar no Brasil que tem registros de trabalho com o Cacau mais antigo que eu descobri foi Piracanga, há 7 anos eles fazem o trancendance com cacau mas não sei dizer como chegou lá neste formato. No entanto ali é a Costa do Cacau, sul da Bahia, região de Ilhéus.

Existe também um Chocolate Xaman que vive na Guatemala que inicia pessoas também de uma forma totalmente não convencional. Uma amiga que trabalha com cacau foi pra lá e se frustrou um pouco. Expectativas não combinam com o Cacau. Cacau é se permitir entrar no fluxo do coração, potencializando o sentir no agora e honrando a energia vital que está disponível o tempo todo pra gente.

Em 2019 peregrinei nas fazendas de Cacau da Bahia com a chegada de muitos insights, fui recebida com muito amor por produtores de cacau regionais. Agora sigo para minha primeira condução online em grupo, cada vez mais íntima da Cacau. Mantendo a pureza sem nunca misturar essa medicina com outras...Muito do que recebi foi intuitivo. O jeito que eu aprendi foi sendo aprimorado a cada ritual e sim há uma guiança muito grande da Cacau. Nunca é igual. Tudo é canalizado. O que mais aprendo é abrir meu coração e ter compaixão comigo e com o outro, aceitar as pessoas como elas são, amar acima de qualquer julgamento.

Atualmente conduzo processos com o Cacau para pessoas com depressão, além de facilitar a medicina do Cacau para aqueles que querem aprender a trabalhar, com muito amor e respeito mergulhando no templo do coração. Honrando quem veio antes e se permitindo acessar o seu eu maior, centelha divina, conexão com a fonte.

Assim eu falei.

Thais Joy

14 Responses

  1. Parabéns pelo belo trabalho com o Cacau, é uma benção poder viver isso com a alma doce da guiança no caminho
    • thaisjoy
      Obrigada de coração Iaiá!!!!
  2. Bonjour, ton blogue est très réussi! Je te dis bravo! C'est du beau boulot! :)
    • thaisjoy
      Je suis heureux de savoir! Le cacao m'enchante aussi !!!
  3. Gracias por compartir. Marian Abba Richela
    • thaisjoy
      Gracias por ler e escribir aqui.
  4. Beeindruckend! Dies könnte einer der nützlichsten Blogs sein, die wir jemals zu diesem Thema gesehen haben. Eigentlich großartig. Ich bin auch Spezialist für dieses Thema, damit ich Ihre Bemühungen verstehen kann. Anne-Marie Kinsley Krishna
    • thaisjoy
      Danke, ich bin froh zu wissen!
  5. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is wonderful, let alone the content!|
  6. bookmarked!!, I really like your website!|
  7. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but definitely you're going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!|
  8. What's up, just wanted to mention, I enjoyed this blog post. It was practical. Keep on posting!|
  9. Greetings from California! I'm bored at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the information you provide here and can't wait to take a look when I get home. I'm amazed at how fast your blog loaded on my cell phone .. I'm not even using WIFI, just 3G .. Anyways, amazing blog!|
  10. Great post. I used to be checking continuously this weblog and I am inspired! Extremely helpful information specifically the last part :) I take care of such info much. I was seeking this particular information for a very lengthy time. Thank you and best of luck. |

Leave a comment