Segredos e mistérios da Borboleta

Impressionante como são encantadoras as borboletas!  O mistério vai desde a sua forma, leveza e brilho até ao fato de que elas nascem lagartas, viram seres voadores belíssimos e logo morrem.

Eu me apaixonei por uma borboleta aos 18 anos, a monarca azul, também conhecida como capitão do mato e até hoje amo borboleta. Quando fui pesquisar mais a fundo os significados, entendi muita coisa. Borboleta é alma, é sopro, efemeridade.

Fato é que o arquétipo da borboleta emana transformação, transmutação, mudanças, ciclos da vida e renascimento.

Na saúde, a glângula tireóide tem o formato de uma borboleta que está localizada logo abaixo do popular gogó, no pescoço. Embora essa glândula seja pequena, ela é fundamental para o bom funcionamento de vários órgãos, como coração, fígado, rins, ovários, entre outros, além de produzir os hormônios  T3 e T4, que são combustíveis das células do nosso organismo.

A borboleta é o símbolo do renascimento para a psicanálise moderna, que é representada por suas asas. No cristianismo ela representa e simboliza a ressurreição.

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta. Psiquê em grego além de alma é sinônimo de borboleta.

No mundo sino-vietnamita a borboleta expressa a longevidade ou está associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono e a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.

Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli, o qual levava como emblema um peitoral chamado “borboleta de obsidiana” que simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.

Os Balubas e os Luluas do Kasai, do Zaire central, também associam a borboleta com a alma. Para eles, o homem segue o ciclo da borboleta desde sua nascença até sua morte.

Na mitologia irlandesa, a borboleta simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã.

No Feng Shui, o uso de borboletas representa o amor, o sentimento mais significativo que faz as pessoas “voar”, a borboleta é o símbolo mais comum usado como cura para o Amor e Romance no Feng Shui.

Como usar o arquétipo da borboleta:

  • não é um arquétipo bom para se usar com frequência ( a não ser que seja usado com a consciência correta), ou por longos períodos pois sempre trará muita energia da mudança. Você pode usar por curtos períodos, quando quer fazer uma transformação na sua vida, como terminar um relacionamento ou trocar de emprego. Ela vai entrar com essa informação de não conformidade com a situação atual e consequentemente ações para aquilo acontecer.⠀
  • para quem quer relacionamentos sólidos também não é recomendado usar a borboleta.⠀
  • não é legal para tatuar, pois a pessoa está sempre em estado de mudança, querendo conhecer novas coisas.⠀Salvo a azul que significa boa sorte.
  • para estabelecimento também não é positivo, pois os clientes podem querer conhecer outros estabelecimentos.⠀
  • recomendado para crianças, que está sempre se transformando e crescendo todos os dias.⠀

Para usar arquétipos basta estar em intenção e sintonia com o que eles emanam. Mas mesmo que você não intencione também funciona pois o arquétipo é a própria emanação da intenção. Aho!

 

Comments are closed.